Agricultura 4.0 no Parque Natural do Douro Internacional: monitorização e promoção da agrobiodiversidade

Através da criação de um laboratório de inovação em pleno Parque Natural do Douro Internacional, o BioD'Agro está a desenvolver um sistema inteligente de informação e apoio à decisão em localizações com baixa conectividade digital, que permite a monitorização remota da vinha, bem como a promoção da biodiversidade local e da sustentabilidade ambiental, sem comprometer a produtividade agrícola.


Porquê o BioD'Agro?

Cerca de 40 % do Parque Natural do Douro Internacional é ocupado por áreas agrícolas, de destacar o Alto Douro Vinhateiro - Património Mundial da UNESCO, onde a intensificação vitícola dos últimos séculos tem resultado na degradação considerável dos habitats autóctones e na consequente perda de biodiversidade. Além disso, sendo uma região de viticultura de montanha e de localização remota, apresenta desafios multidimensionais, que vão desde a retenção de água e manutenção do solo, à obtenção de mão-de-obra qualificada e adoção de soluções inovadoras ou novos modelos de negócio.

Por outro lado, a vitivinicultura é uma atividade de extrema importância cultural e sócio-económica e, como tal, torna-se indispensável o desenvolvimento de soluções que compatibilizem os objetivos de produção com a conservação da natureza e da biodiversidade.





Qual a abordagem?

O BioD'Agro tem como objetivo principal desenvolver um sistema de informação que permita monitorizar remotamente a vinha e apoiar os produtores a tomar decisões que promovam a agrobiodiversidade.

Para tal, combinando dados de sensores in situ - que integram parâmetros da videira (sanidade e estado hídrico), ambientais (clima e solo) e de biodiversidade funcional (flora, artrópodes e morcegos) -, com imagens de observação da Terra, e utilizando aprendizagem automática (machine learning) e inteligência artificial, o BioD'Agro irá disponibilizar uma plataforma web onde os produtores poderão monitorizar, em tempo real, o estado hídrico da videira ou a existência de pragas e, simultaneamente, avaliar e decidir como gerir a água de modo eficiente ou controlar pragas de forma ecológica.


Embora o foco seja a viticultura, o BioD'Agro é passível de ser adaptado a outras culturas no futuro.







Consórcio BioD'Agro

Tratando-se de um projeto com caráter multidisciplinar, o BioD'Agro reúne uma equipa diversa nas vertentes de investigação, de inovação e de transferência de conhecimento

Centros de Investigação Científica e de Investigação Tecnológica

Construção de conhecimento e disseminação pela comunidade científica


Tecido Empresarial e Tecnológico

(startups, PMEs)

Valorização dos resultados obtidos, através de utilização da tecnologia para obtenção ou prestação de serviços

Plataforma de Inovação Social e

Município Locais

Identificação de necessidades do utilizador, disseminação e capacitação de produtores da região para uso da tecnologia